domingo, 18 de novembro de 2012

Sangramento no meio do ciclo


Quer você sempre tenha tido ciclos menstruais regulares, quer a sua menstruação nunca tenha sido regular, você pode ser surpreendida por alguma pequena mancha de sangramento que aparece no meio do ciclo (fora dos dias da menstruação propriamente dita). Estas manchas são causadas por uma pequena quantidade de sangue que desce, deixando uma marca na sua roupa íntima. Podem apresentar diferentes colorações, marrom, vermelho ou rosado, então não se preocupe com esta cor. Felizmente, este sangramento não é nada que deva realmente preocupar você. Você encontrará, logo abaixo, algumas informações para compreender melhor as manchas de meio do ciclo:
  1. Alterações no equilíbrio hormonal. Todas as alterações no ciclo menstrual de uma mulher são causadas por alterações no equilíbrio entre o estrógeno e a progesterona. São particularmente comuns na perimenopausa.
  2. Momentos específicos. Se você nota o surgimento de uma mancha por volta do período de ovulação (de dez a catorze dias após o início do seu último ciclo menstrual), isto se deve provavelmente ao aumento de estrógeno no seu organismo. Manchas também podem aparecer quando um óvulo fertilizado se implanta no revestimento interno do útero. Manchas que ocorrem alguns dias, ou uma semana, antes da menstruação podem se dever a baixos níveis de progesterona o que, apesar de não ser um problema em si mesmo, pode causar infertilidade ou aborto quando a mulher está tentando engravidar. Manchas que aparecem em outros momentos do seu ciclo muito provavelmente são anormais.
  3. Mittelschmerz. Mittelschmerz é o termo em alemão para o estado dolorido que pode acompanhar a ovulação (literalmente, "dor do meio"); o termo fala em "meio" porque a ovulação ocorre exatamente no meio do ciclo menstrual mensal, e o termo médico em português para isto é "dor do meio do ciclo". Você poderá sentir a "dor do meio do ciclo" em um dos lados da parte inferior do abdome por volta do momento da ovulação, de 10 a 14 dias após o início do seu último ciclo. Se você tiver a dor do meio do ciclo ao mesmo tempo em que aparecer uma mancha, é quase certo que está ovulando. A Mittelschmerz não é nada com que você deva se preocupar; eu particularmente vejo-a como uma maneira conveniente de saber exatamente onde eu estou, com relação ao meu ciclo reprodutivo mensal.
  4. Outras Influências Em Potencial. O equilíbrio hormonal de uma mulher também pode ser afetado pelas seguintes condições:
    • Ganho ou perda de peso
    • Alterações na dieta (especialmente má alimentação)
    • Consumo excessivo de álcool ou cafeína
    • Exercícios físicos em excesso
    • Fumar ou usar drogas
    • Estresse (profissional, pessoal, ambiental)
    • Doenças
    • Parto, amamentação, aborto, dilatação e curetagem (D&C)
    • Cistos, pólipos, endometriose, miomas e outras anormalidades no aparelho reprodutivo
    • Perimenopausa
    • Início do uso de, ou alterações em medicações
    • Quimioterapia
    • Anorexia ou bulimia
    Se qualquer destes eventos ocorreu a você recentemente, as chances são de que seus hormônios estão temporariamente em desequilíbrio, e a mancha de meio de ciclo é o resultado. Se for verificado que o problema são miomas, talvez você queira dar uma olhada em remédios naturais para miomas; isto pode reduzir consideravelmente o aparecimento das manchas.
  5. Cortisol. Os efeitos do estresse merecem atenção especial. O cortisol é liberado pelas glândulas supra-renais quando estamos sob estresse, e o cortisol afeta diretamente o estrógeno, a progesterona e o DHEA. Se você está sob muito estresse, tente criar momentos de folga para você mesma, através de yoga, meditação, atividade física ou outros meios que possa.
  6. Quantidade. Outra maneira de avaliar as manchas é observar a quantidade. As manchas são denominadas "manchas" por um motivo - a quantidade de sangue não se aproxima daquela característica da menstruação. As manchas anormais tendem a aparecer por mais tempo do que o comum - duram mais tempo do que apenas um dia ou dois.
  7. Pílulas Anticoncepcionais. Manchas são comuns durante o primeiro ciclo de uma mulher quando ela começa a tomar pílulas anticoncepcionais, se ela deixou de tomar alguma, ou tomou atrasado. Além disto, as manchas normalmente aumentam um pouco ao final do terceiro ciclo, quando uma mulher começa a fazer uso da pílula. "Sangramento inesperado" é um pouco mais intenso do que simples manchas, e ocorre quando a pílula que você está utilizando não contém hormônio suficiente para o seu organismo em particular. Neste caso, não assuma que a sua pílula está realmente evitando a concepção, e marque uma consulta com seu médico para acompanhamento.
  8. Síndrome De Ovários Policísticos. Manchas em excesso às vezes podem ser sintoma da Síndrome De Ovários Policísticos. Cinco a dez por cento das mulheres em idade fértil sofrem de Síndrome De Ovários Policísticos; você pode aprender mais sobre isto na Associação da Síndrome De Ovários Policísticos.
Sempre é uma idéia investigar qualquer aliteração em seu ciclo menstrual, com seu médico. Manchas também podem ser sintoma de algum tipo câncer do aparelho reprodutivo feminino, ou doenças sexualmente transmissíveis.

 Fonte: http://www.comofazertudo.com.br/sa%C3%BAde-e-boa-forma/sa%C3%BAde-e-bem-estar/como-aprender-sobre-manchas-do-meio-do-ciclo

Um comentário:

  1. Achei muito interessante este texto, espero que sirva para você também! Até mais!

    ResponderExcluir