quinta-feira, 26 de abril de 2012

Complicações pós parto



O momento do parto é muito especial na vida de toda a mulher por isso, devemos nos manter informadas sobre as complicações que podem vir a ocorrer. Listamos aqui algumas situações que podem vir a ocorrer.
Hemorragia pós parto - Enquadra-se em hemorragia pós parto toda a perda de sangue com volume superior a 500 ou 1000 ml (há algumas divergências) de sangue a partir da terceira etapa do parto (expulsão da placenta). Podendo ser imediata (até 24 horas após o parto) ou tardia (após 24 horas do parto). Ela pode aparecer devido a fatores uterinos (relacionados ao útero) como a atonia uterina e não uterinos como: lacerações da região genital inferior.
Infecção Puerperal - É definida como febre acima de 38º C após 12 horas do parto persistindo por mais de 24 horas, podendo ocorrer devido a uma infecção bacteriana ou outro fator que possa vir a provocar febre após o parto. Abaixo listamos algumas situações que podem vir a provocar este mal:
Endometrite - É a inflamação do endométrio geralmente de origem bacteriana. A maioria dos casos de endometrite é solucionada com terapia antibiótica adequada, mas cuidado um caso de endometrite não tratado pode evoluir e tornar-se uma infecção de maior gravidade podendo causar complicações nos órgãos pélvicos, na fertilidade e na saúde de uma forma geral.
Ingurgitamento mamário - Podendo também ser conhecido como “mamas empedradas”, o ingurgitamento mamário geralmente aparece entre 24 e 72 horas após o parto. Trata-se nada mais e nada menos que o acúmulo de leite nas mamas, com isso, a mulher pode queixar-se de dor, febre e o aparecimento de nódulos (acúmulo de leite) nos seios. A peça chave para resolver este incômodo é amamentar o seu bebê, podendo seguir de massagem no bico -> tórax. Para diminuir o desconforto das mamas pelo acúmulo de leite, compressas com água fria podem ser usadas.
Mastite - É a inflamação das glândulas da mama decorrente da entrada de microorganismos através de machucados no bico ou aréola decorrentes da amamentação. O quadro pode aparecer devido ao ingurgitamento das mamas, pois quando a mãe amamentar o seu filho ele terá dificuldades em sugar o leite e isso pode levar a formação de machucados. Pode ocorre na segunda ou terceira semana do pós parto, geralmente acompanhado de dor, calor local, vermelhidão e febre.
Agora que você está informada sobre algumas intercorrências que possam vir a acontecer, fique atenta sobre qualquer sintoma, continue fazendo o seu pré-natal e mantenha o seu médico informado. 
Fontes:
Colaboração: Francisco Lourenço Grandal Savino Barbosa (acadêmico de Fisioterapia UEPA)