quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Fisioterapia no parto e puerpério

Olá!
    Fui convidada por uma amiga querida, Dra. Diane Coimbra para dar uma palestra sobre a atuação da fisioterapia no parto e puerpério no I Encontro de Fisioterapia na Saúde da Mulher. Um assunto que eu adoro! Apoio o parto normal, natural, humanizado...com tudo que tem direito, desde que haja condições de saúde da mãe e do feto e estrutura física no local.
    Eram só 15 minutos e milhões de coisas importantes para dizer, então, vou deixar umas dicas que são, na minha opinião, essenciais para um parto tranquilo:
   Primeiro de tudo, pré-natal, barrigudinhas! Vão as consultas, tirem as dúvidas, anotem para não esquecer, perguntem, perguntem, perguntem... e igualmente importante, sigam as orientações da equipe de saúde!
   Durante a gestação, para garantir que na hora do parto você vai estar segura e treinada, o ideal é procurar a Fisioterapia para Gestantes. Vai ajudar com as dores nas costas, nas pernas e pés, tratar o inchaço, se existir, fortalecer os músculos que vão ajudar na hora do parto (abdome, gluteo e coxas) e fortalecer a musculatura do períneo, que suporta todo o esforço do parto.
   E aí entra o treino para o parto! Isso vai envolver você e o acompanhante. O que fazer, como se posicionar, para que o bebê venha mais rápido e você sinta o mínimo de desconforto. Depois que o bebê nascer,tem mais fisioterapia! Dessa vez para melhorar a respiração, recuperar a musculatura abdominal e do períneo. E ainda, se houver necessidade, dar uma boa melhorada na aparência das estrias e flacidez. É isso! Por hoje é só! Mas volto em breve, com mais dicas.
                                                                                                                 Beijão e até!

Nenhum comentário:

Postar um comentário